quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Entidade Regional Turismo Alentejo abre Museu do Design amanhã

Pressionada pela Comissão Europeia

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERTA) pretende abrir amanhã, 11 de Novembro de 2011, de forma aparentemente discreta o novo Museu privado de Artesanato e Design que substituirá o Centro de Artes Tradicionais antigo Museu de Artesanato Regional de Évora existente desde 1962.

Aparentemente estará na origem desta decisão a pressão, pela Comissão Europeia, de fiscalizar a manutenção do projecto de Artesanato, cuja recuperação custou aos cofres Europeus - há apenas 3 anos - cerca de um milhão de euros, projecto que a ERTA defende será continuado nas mãos deste privado.

Na origem da queixa à Comissão Europeia está a Associação Perpetuar Tradições, que tem vindo a lutar pela manutenção do projecto original de Artesanato do CAT e sistematicamente vem denunciando esta entrega de património público a um privado, sem concurso público ou razão justificável. A ERTA que se justifica “sem meios” e “sem vocação” para “manter museus” será também, em protocolo já estabelecido com a Câmara Municipal de Évora, o garante financeiro deste projecto “privado” que pode ascender a mais de um milhão de euros para o contribuinte, arcando estas entidades durante pelo menos uma década com despesas que vão desde a conta da água a aquisições de novas obras.

Embora aparentemente e oficialmente abrindo portas amanhã não é conhecido se o novo Museu de Artesanato e Design estará de facto aberto ao público a partir desta data.

Sem comentários:

Enviar um comentário