sábado, 30 de abril de 2011

Prémio: Verticalidade escreve-se com estas letras




"É crucial que os decisores de politicas e os gestores públicos prestem contas e sejam responsabilizados pela utilização que fazem dos recursos postos à sua disposição pelos contribuintes."

Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal
In Expresso, 30 Abril de 2011

domingo, 17 de abril de 2011

Qual é a coisa qual é ela que é privada por fora e paga pelo contribuinte por dentro?...



"Turismo do Alentejo quer privados a cuidar do património"

In Público 17 de Março de 2011


O Museu de artesanato de Évora, que existia desde 1962, foi encerrado pelo Turismo do Alentejo por, com a sua única empregada, "não ser auto sustentável".

O futuro Museu de design privado que o vai substituir vai ser - de acordo com o protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Évora, o Turismo do Alentejo e o coleccionador privado - suportado pelo contribuinte em todas as despesas, incluso no aumento de pessoal, onde se inclui o coleccionador e a sua companheira, futura directora do novo espaço.

E haverá concursos públicos ou, como no Museu de Artesanato de Évora, basta sermos um "ícone do design"?...




"Turismo do Alentejo quer privados a cuidar do património"

O presidente da Entidade Regional Turismo do Alentejo Ceia da Silva considerou ontem "urgente" a alteração do modelo de gestão do património cultural na região, sugerindo entre outras medidas, que a gestão seja entregue a agentes e estruturas privadas. (...) "É urgente e exige-se uma intervenção e nós vamos fazê-la no Alentejo" adiantou. Ceia da Silva deu como exemplo "significativo" e "positivo" o trabalho desenvolvido pelas Pousadas de Portugal há várias decadas, na recuperação de um vasto conjunto de imóveis. Esta foi uma das conclusões que o presidente da ERT retirou do Congresso Internacional Alentejo: Património do Tempo, que ontem terminou em Portalegre.

In Público, 17 de Abril de 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prémio: Lembrem-se de mim nas próximas autárquicas II porque tenho a certeza que é assim que ficaremos no EURO para todo o sempre!




"É certo que essa coabitação (Artesanato/Design) implicará, na prática, a afectação de espaços públicos recuperados com financiamento publico, para acolher também uma colecção privada."

"Não diabolizo as parcerias público-privado."

"É certo que o artesanato é popular e que o design se destina à industria e, portanto, dirão alguns (já ouvi) serve o capitalismo. Mas não estou certo que a questão se coloca agora nesses termos."


Professor Jorge Araújo
Ex reitor da Universidade de Évora
In Diário do Sul 14 de Abril de 2011

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prémio: Contribuinte 2, Autosustentabilidade 0

"Foram hoje dispensados todos os jovens a recibo verde que trabalhavam no MUDE - Museu do Design e da Moda em LISBOA. O Funcionamento do Museu está actualmente a ser assegurado por funcionários da Câmara Municipal"

In ANTENA 3 - 1 Abril de 2011

Prémio: Lembrem-se de mim nas próximas autárquicas

“A recordação que guardo do Museu do Artesanato – visitei-o há alguns anos – era um conjunto esparso e decrépito de objectos, expostos sem qualquer sentido museológico”

Professor Jorge Araujo
Ex Reitor da Universidade de Évora in Diário do Sul 31 Março 2011