sábado, 11 de junho de 2011

PERPETUAR TRADIÇÕES DENUNCIA À COMISSÃO EUROPEIA




DENUNCIADAS À COMISSÃO EUROPEIA IRREGULARIDADES NO ENCERRAMENTO DO CENTRO DE ARTES TRADICIONAIS, ANTIGO MUSEU DO ARTESANATO


No passado dia 10 de Maio, e em cumprimento de deliberações da Assembleia Geral, a Direcção da associação PERPETUAR TRADIÇÕES apresentou aos serviços competentes da Comissão Europeia uma denúncia formal do encerramento do Centro de Artes Tradicionais-Antigo Museu do Artesanato.

Para além da destruição de um projecto que salvaguarda a memória da nossa região num domínio importante da cultura popular, a nossa denúncia baseou-se no facto de o encerramento do C.A.T. ter por objectivo pôr os respectivos meios – espaço, equipamentos, nos quais se fizeram importantes investimentos públicos – ao serviço de objectivos diferentes daqueles que justificaram a concessão de subsídios comunitários.

Com a agravante de não ter decorrido o período mínimo previsto nos regulamentos da União Europeia para a duração de vida dos investimentos apoiados por fundos europeus.

Estes mesmos factos foram denunciados em Outubro de 2010 à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, entidade que tem a cargo a gestão dos financiamentos comunitários na nossa Região. Face à ausência de reacção deste organismo, e após várias insistências infrutíferas, a associação PERPETUAR TRADIÇÕES decidiu encaminhar a denúncia para as instâncias comunitárias.

Confirmada que foi a recepção do processo nos serviços competentes da Comissão, em Bruxelas, a PERPETUAR TRADIÇÕES vai agora divulgar esta diligência junto dos seus associados e da opinião pública, e de deputados portugueses no Parlamento Europeu.

Évora, 7 de Maio de 2011

A Direcção da PERPETUAR TRADIÇÕES

Sem comentários:

Enviar um comentário