quarta-feira, 28 de abril de 2010

Moção apresentada pelo PCP à Assembleia Municipal de Évora

NÃO AO ENCERRAMENTO DO MUSEU DO ARTESANATO DE ÉVORA

Foi tornada pública a intenção da Câmara e do Turismo do Alentejo de instalar as peças de design do coleccionador Paulo Parra no edifício do antigo Celeiro Comum, onde desde 1962 se encontra o Museu de Artesanato Regional, desde 2007 designado por Centro de Artes Tradicionais. Se tal se vier a concretizar, a consequência imediata é acabar com o Museu do Artesanato.
Não se compreende que haja quem possa sugerir a hipótese de encerrar um Museu do Artesanato representativo de uma riquíssima arte popular, num dos territórios mais marcados por esse tipo de manifestações tradicionais no nosso País, do qual constitui uma das mais claras marcas de identidade.
Não se compreende que se pretenda transferir para outra utilização um espaço onde foi recentemente investido perto de um milhão de Euros em obras de renovação e adaptação, financiadas com fundos públicos de origem nacional e comunitária, expressamente com vista à reabertura do antigo Museu do Artesanato.
Não se compreende que numa cidade como Évora, Património da Humanidade, com tantos edifícios de qualidade que há que recuperar e fazer reviver mediante um novo programa de utilização, se fale em encerrar um Museu para no seu lugar instalar outro.
E, por isso, entendemos dever propor a esta Assembleia que se pronuncie contra o encerramento do Museu do Artesanato Regional, e a favor da busca de outra solução para a apresentação na cidade de Évora das peças de design do coleccionador Paulo Parra.
Moção foi reprovada com os votos do PS e PSD.
Fonte: PCP

Sem comentários:

Enviar um comentário