segunda-feira, 10 de maio de 2010

Marcas de identidade que nos distinguem numa era de globalização

A importancia da cultura e da arte popular no contexto da globalização e invasão de objectos de todo mundo revela-se pelo que nos distingue e é autentico.
Há que fazer a defesa dessas marcas identitárias das quais o artesanato é uma suas das principais manifestações.
Este caso é um reflexo da incapacidade de algumas pessoas fazerem este tipo de reflexão, sobre a importancia para nós como comunidade da defesa da promoção e divulgação da arte popular, que tem no artesanato a sua expressão concreta.
O protocolo celebrado entre a Câmara Municipal o Turismo do Alentejo e o Colecionador Paulo Parra revela uma grande ligeireza e irresponsabilidade na solução encontrada para a exposição de uma outra colecção - que terá interesse mas não deveria prejudicar a importancia da nossa cultura popular - e para a qual podem encontrar-se outras soluções na cidade.
Existencia de uma colecção com uma qualidade minima que seja é sempre proveitosa mas não prejudicando outras coisas que são mais importantes, mesmo que pretendendo-se atingir outros objectivos economicos como essa “autosustentabilidade” do Museu de Artesanato.

Carmelo Aires
(Ex Presidente da Comissão Coordenação Região Alentejo)
Na Visita ao Museu Artesanato a 8 Maio 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário