segunda-feira, 10 de maio de 2010

Possíveis Ideias futuras para o Museu Artesanato Évora


Porque a Câmara Municipal de Évora (CME) e o Turismo do Alentejo (TA) celebraram em protocolo a possibilidade de financiar integralmente o Museu de Design privado até à sua “sustentabilidade” tomamos a liberdade de propor encaminhar os mesmos fundos para a “sustentabilidade” do Museu Publico de artesanato. Assim deixamos aqui algumas ideias que apelamos sejam complementadas por quem o considere pertinente.

Reforçar quadros gestão

Com adjudicação por concurso interno rigoroso e público, dentro da CME e do TA (por exemplo por protocolo entre as partes), de um técnico superior ao Museu. Tónica do concurso na experiencia e criatividade para desenvolvimento futuro deste. Concurso mais encaminhado para técnicos superiores das areas da Cultura, Turismo e Desenvolvimento economico da CME e TA. Abrir a todas no entanto.

Envolver associações de artesãos a nivel Regional
Como orgãos consultivos e porventura deliberativos reforçar assim carácter Regional do espaço.
Promover junto destas parcerias eventos como “O artesão ao vivo da semana” ou “Como fazer um objecto”, ou afins.

Reconhecimento Oficial
Inventariar todo património. Procurar reunir as condições para o reconhecimento do estatuto que já teve de Museu Regional. Reforçar este uma vez re-obtido.

Reforçar acervo
Com novas aquisições. Novas propostas. Procurar objectos perdidos. Enfase também nas novas tendencias.

Protocolos com a Universidade
O protocolo para o Museu de design invocava o nome da Universidade nomeadamente "Criar um Museu de Design que contribua para reforçar a qualidade do ensino na Universidade de Évora" no entanto esta instituição não era de forma visivel interveniente neste documento. Propomos pelo contrário tentar estabelecer parcerias conjuntas, nomeadamente com o departamento de história e outros para a Identificação de percursos históricos do artesanato e a descoberta dos objectos que mudaram a região e o país. Artesanato do Alentejo nos Descobrimentos. O artesanato do Alentejo no mundo.

Protocolos com o IEFP
No seguimento das décadas de formação profissional na área do artesanato procurar envolver o Museu e o IEFP no rastreio dos resultados obtidos com esse investimento do estado português: Novas tendencias do design de artesanato; novas propostas do artesanato. Envolvimento destas propostas na vida moderna e no quotidiano.

Protocolos com outros Museus
Protocolos com Museus de artesanato do país, Câmaras municipais e/ou outras entidades/particulares para intercambio de exposições e/ou experiencias.
Fazer o mesmo com Museus internacionais.

Promover o Museu
Como a promoção do Museu é quase inexistente (uma vez que até a maioria dos Eborenses desconhece que este existe) desde a sua reabertura há dois anos propomos que os gastos que se previam, por parte da CME e do TA em material gráfico, material digital, campanhas promocionais, publicidade, etc para o Museu do Design Privado aconteça de facto, mas para o Museu de Artesanato Público.

Roteiro Cultural para crianças e familias
Envolver o Museu de artesanato de Évora, outros nucleos museológicos Regionais e outros na criação de um Roteiro cultural para crianças e familias. Museus, Adegas, lagares, panificadoras, parques temáticos, colecções privadas, etc... Vocacionar todo um roteiro para visitas culturais diversificadas que contribuam para estadias turísticas mais prolongadas e façam, de cada criança e de cada pai turista no Alentejo, um embaixador cultural da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário